O ASTO aderiu à rede nacional de observatórios regionais constituída formalmente pelo Turismo de Portugal com o objetivo de dinamizar a colaboração das regiões na monitorização da sustentabilidade e no desenvovimento de boas práticas no setor do turismo, nomeadamente ao nível da gestão. Este momento assinalou-se como um marco para a consolidação do trabalho em rede e colaborativo, tendo o lançamento acontecido no dia 2 de julho, no Centro de Incubação de Base Tecnológica na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril.
O Turismo de Portugal iniciou na passada semana um conjunto de publicações dedicadas a cada observatório, tendo escolhido o ASTO para a primeira, considerando que foi o primeiro a integrar a Rede Internacional de Observatórios da UNTourism. O artigo destaca o trabalho de monitorização desenvolvido nos últimos anos pelo ASTO e a aplicação do PISTA Digital como ferramenta tecnológica de recolha de dados e partilha de informação para os agentes turísticos da região Alentejo e Lezíria do Tejo e como um resultado do incentivo à inovação e ao trabalho colaborativo entre parceiros a caminho de um futuro mais competitivo e sustentável.
Leia o artigo completo em: https://travelbi.turismodeportugal.pt/sustentabilidade/observatorio-turismo-sustentavel-alentejo-ponte-futuro-turismo-sustentavel/